quarta-feira, 10 de junho de 2009

FÁBIO MOZART / Caetano e Zé da Luz

Posted on 02:27 by MARCONI

Caetano e Zé da Luz

Fábio Mozart

Um dos cinco músicos do século no Brasil, o baiano Caetano Veloso criou o tropicalismo, revolucionando a música popular brasileira. Em 1979 ele gravou um disco chamado “Muito”, em que aparece na capa com a cabeça no colo da mãe, dona Canô. Esse disco encalhou nas lojas. Caetano culpou a crítica que não entendeu o trabalho do compositor genial. Nesse LP estão as músicas “Sampa”, que se tornou um clássico da MPB, e “Terra”, uma ode ao nosso planeta e um canto de amor ao povo brasileiro.
Nessa música “Terra”, Caetano Veloso faz referência ao poeta Zé da Luz, itabaianense cuja obra ainda hoje é considerada um marco na poesia dita popular. Quem conhece a poesia de Zé da Luz e ouvir a música “Terra”, de Caetano, há de vislumbrar o processo de pensamento do grande baiano na citação do nosso poeta de Itabaiana. É só ouvir a extensa letra de “Terra” para constatar a citação.
Não dou o gosto de escrever o trecho que fala de Zé da Luz porque, como já dizia o outro músico do século, Chico Buarque, “o artista que tem necessidade de explicar sua obra ao público, um dos dois é burro”.
Caetano Veloso uma vez declarou: “Eu penso que faria bem qualquer tipo de arte. Podia botar uma tabuleta na porta: faz-se arte”. Tirando o lado cabotino dessa frase, acho também que Caetano é um artista completo.